Nutrição e recuperação: A ciência é ainda mais convincente

Ao longo dos últimos 15 anos, a ciência mostrou que se você é um corredor sério ou recreativo, a nutrição deve ser uma parte essencial do seu regime de corrida. Grande parte da ciência mais recente centrou-se no impacto da nutrição em caminhos metabólicos específicos. Em outras palavras, estamos aprendendo como a nutrição afeta os mecanismos de reparo e reabastecimento.

 Se alguém examina o estado dos músculos após o exercício, observam-se três condições:

 

  • Há uma diminuição nas reservas de glicogênio.
  • Há um aumento nos radicais livres, ou estresse oxidativo.
  • Há uma diminuição na síntese de proteínas musculares e um aumento na degradação da proteína muscular.

 

Recuperação

 

Estudos realizados no laboratório de ciências do exercício demonstraram que a combinação correta de nutrientes consumidos dentro de 45 minutos após o exercício (“janela de recuperação muscular”) pode afetar significativamente a taxa de recuperação e isso se traduz em um melhor treino no dia seguinte. O efeito do consumo de carboidratos após o exercício é provavelmente uma das observações mais conhecidas e documentadas. Se esgotarmos nossas reservas de energia muscular durante o exercício, é lógico que o consumo de carboidratos reabasteça os níveis dessas lojas. No entanto, os efeitos da nutrição na reparação de proteínas musculares e no estresse oxidativo não foram tão claramente definidos.

Agora sabemos que a síntese proteica é controlada por uma importante via de sinalização e, como os bioquímicos definiram essa via, eles mostraram por que certas combinações de nutrientes aceleram o reparo muscular. Acontece que esta via de sinal de chave é ativada através de dois mecanismos. Um envolve insulina e o segundo envolve aminoácidos, sendo a leucina a chave. A ativação de ambos os mecanismos resulta em um aumento significativo na síntese de proteínas, o que se traduz em uma recuperação muscular mais rápida e completa. É por isso que uma relação carboidrato / proteína (idealmente 4 g de carboidratos para 1 g de proteína) estimula a síntese de proteínas muito mais do que uma bebida proteica.

O estresse oxidativo é o terceiro fator que deve ser abordado pela sua bebida de recuperação. Os níveis de radicais livres são moléculas altamente reativas que podem danificar as fibras musculares e outros componentes celulares importantes. Após o exercício, existe um enorme aumento nos radicais livres. Sua bebida de recuperação deve conter poderosos antioxidantes, como vitaminas E e C, para reduzir a formação de radicais, reduzindo assim o dano muscular. Um estudo recente, no entanto, dá maior importância ao papel da vitamina E, pois a vitamina E também desempenha um papel crítico no reparo do dano da membrana muscular após o exercício.

 

Então, quais são os aspectos práticos dessa ciência?

 

Um, mostra que a recuperação nutricional é ainda mais importante para os corredores, uma vez que eles são mais propensos a sofrer dano e dor muscular. Dois, é essencial consumir uma bebida de recuperação, como Endurox R4, que não só contém carboidratos e proteínas, mas também antioxidantes, como vitaminas C e E. Isso garante uma recuperação muito mais completa e um treino de qualidade no dia seguinte.

 

Fonte: www.pacifichealthlabs.com
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